Bairros de Guarulhos estão sem água há mais de 24 horas após adutora da Sabesp romper

Bairros de Guarulhos sem água após rompimento de adutora

Um incidente ocorrido em Guarulhos, grande cidade próxima a São Paulo, deixou mais de 70 bairros sem água por um período superior a 24 horas. O problema foi causado pelo rompimento de uma adutora durante uma obra para a ampliação do sistema de esgoto pela empresa Sabesp.


Impactos na rotina dos moradores

A falta de água está causando dificuldades significativas para os residentes. Muitos estão enfrentando problemas para realizar tarefas cotidianas, como cozinhar, lavar roupas e, inclusive, cuidar de seus negócios.

Respostas da Sabesp ao problema

A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água na região, informou que ainda não possui um número exato de imóveis afetados, mas assegurou que estão trabalhando para solucionar a situação. Segundo a companhia, a normalização do abastecimento deve ocorrer até o fim de semana.

falta de água em Guarulhos

Consequências para o comércio local

O impacto nos negócios é evidente. Salões de beleza, restaurantes e comércios em geral estão lutando para se manterem abertos. Proprietários de empresas estão improvisando, como no caso de um salão que precisou remarcar atendimentos por falta de água para procedimentos essenciais.

Situação de emergência em Guarulhos

A condição emergencial foi reconhecida pelas autoridades locais, que cobram ações imediatas da Sabesp para resolver a crise de abastecimento. A prefeitura está atenta à situação e exige garantias de que a água voltará ao mais breve possível.

Dificuldades enfrentadas por famílias

As famílias estão enfrentando jornadas difíceis. Por exemplo, mães estão buscando soluções criativas para cuidar de filhos pequenos sem água em casa. A pressão está sob o governo local e a companhia de saneamento, uma vez que a rotina de muitas pessoas foi severamente afetada.

Ações de recuperação do abastecimento

A Sabesp pediu desculpas pela situação e afirmou que os reparos na adutora já foram realizados. O foco agora se concentra na recuperação do abastecimento, que deverá ocorrer gradativamente, esclarecendo que as medidas necessárias estão sendo tomadas para assegurar a volta da água.

Bairros mais afetados pela falta d’água

Entre os bairros que estão sofrendo com a falta de água, destacam-se Jardim Bananal, Jardim Paraventi, Jardim Aida, Ponte Grande, Parque Santos Dumont, Vila Rosália e Picanço. Os moradores desses locais relataram as maiores dificuldades durante este período crítico.

Relatos de moradores em desespero

Os testemunhos dos moradores expressam o desespero em lidar com a escassez de água. Vários relatos indicam a preocupação com a higiene e a saúde, além da dificuldade para realizar atividades do dia a dia. Uma residente descreveu a situação como “muito difícil”, ressaltando a falta de água para cuidar das necessidades básicas de sua família.

Alternativas para lidar com a escassez

Com a falta de abastecimento, muitos moradores estão criando suas próprias soluções para obter água. Vendas de galões de água mineral e a ajuda de familiares para transportar água de longe têm sido comuns. Algumas famílias trocam até mesmo serviços por suprimentos de água.

Previsão de normalização do serviço de água

A expectativa da Sabesp é que o fornecimento de água volte ao normal até o fim do fim de semana. No entanto, os moradores estão cautelosos e continuam a acompanhar as atualizações fornecidas pela empresa. A normalização não só envolve a recuperação da água, mas também a confiabilidade do serviço para evitar futuras crises.